Eco-Escolas > Global Actin Days


Global Days of Action, corresponde à mobilização de todas as eco-escolas a nível mundial, aquando do Dia da Terra, vinte e dois de abril (ou noutro dia da mesma semana) com diversas atividades que pretendem a sensibilização da população em geral, para a urgência da mudança de comportamentos e divulgação do trabalho das Eco-Escolas.

No dia 22 de Abril, assinalou-se na Escola EB 2,3 de Real, o Dia da Terra com a realização de um flash mob, no âmbito do programa Eco-Escolas e inserido na iniciativa World days of action, em que participaram as turmas de 6.º ano e um número significativo de alunos de todas as turmas de 8.º ano.

Os alunos participantes foram preparados pelas docentes de Educação Física, Helena Soares e Sandra Vasconcelos, animando de forma singular a comunidade escolar no primeiro intervalo da manhã, que para o efeito, foi excecionalmente, mais alargado. Esta iniciativa permitiu sensibilizar os alunos para a necessidade de manter o recinto escolar limpo, em prole do bem-estar de todos.

Para o flah mob foi escolhida a música The animal song dos Savage Garden e por sugestão de uma aluna, cada aluno trouxe de casa, uma vassoura, o que permitiu uma coreografia original que surpreendeu toda a comunidade escolar.

As fotografias evidenciam bem a alegria que a todos contagiou neste momento.

Em 2016, as turmas de 8.º ano elaboraram o Eco-Código da Escola (conjunto de regras a cumprir por todos os que frequentam diariamente o estabelecimento, com vista à redução da pegada ecológica e otimização ambiental, que corresponde ao sétimo passo obrigatório da implementação do Programa Eco-Escolas), tendo sido, as respetivas doze frases selecionadas pelos docentes de Ciências Naturais. Posteriormente, nove dessas frases foram transpostas para tiras de plástico, ilustradas a gosto, por cada turma.

No Dia da Terra, 22 de abril, decorreu a Marcha do Eco-código. Os alunos, organizados por turmas e acompanhados por professores e agentes da PSP, percorreram algumas ruas de Real e regressaram à escola. Durante o percurso, deram a conhecer à comunidade, o seu Eco-Código, sensibilizando a população para o cumprimento das referidas regras. Todas as turmas participaram com motivação e empenho nesta atividade que se integrou nos Global Action Days.