Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


12 Dezembro 2013
Visita de Estudo
Hoje dia 8 de Novembro, tal como estava previsto, fomos fazer mais uma visita à ‘’Quinta Pedagógica’’. Saímos da sala com a nossa professora às 9h:30m e deslocámos - nos a pé, pois fica perto desta escola, é só atravessar a estrada.
Esta visita consistiu duas partes. A primeira parte foi desenvolvida numa sala, foi essencialmente uma aula teórica, tendão sido abordado o tema ‘’O Ambiente’’. Quem desenvolveu este tema foi a Sra. Engenheira Ana Cristina que nos ia expondo os problemas atuais do ambiente tais como: a poluição do ar, da água e do solo. Conforme nos ia explicando, fazia-nos perguntas sobre o assunto. Concluímos que a água é um bem essencial que não é inesgotável e, por isso não deve ser desperdiçado pelo Homem. Também concluímos que a Natureza tem de ser preservada.
Neste contexto, realizamos uma experiência com água. Então, nós pudemos observar a água no estado líquido , estado sólido e no estado gasoso.
Depois fizemos um intervalo para o lanche.
Passamos para a segunda parte da desta visita que se realizou ao ar livre. Começou a chuviscar e tivemos que andar mais depressa.
Dirigimo - nos ao lago onde estão gansos, patos e cisnes. Como a Sra. Engenheira Cristina sabia que na Área do Estudo do Meio estamos a estudar o sistema reprodutor, então informou-nos sobre o tempo de gestação dos animais que vivem da quinta.
Foi neste contexto que nos informou que as aves que têm os dedos unidos por membranas (aves que nadam) só se reproduzem se estiverem na água, pois só acasalam dentro de água.
Passámos para as pocilgas. Ficamos a saber que o tempo de gestação da porca é de 3 meses, 3 semanas e 3 dias. Depois vimos as galinhas, que são ovíparas. Para nascerem pintainhos dos ovos, das galinhas, elas precisam de um galo na capoeira para as ‘’galarem’’. Os ovos para serem chocados precisam de estar debaixo da galinha 21 dias.
Seguidamente, fomos observar os coelhos. As coelhas têm um tempo de gestação de 30 dias. Os seus filhos chamam-se láparos.
Depois vimos os cavalos, um pónei e um burro. Veio a chuva forte e fugimos para o celeiro. Aqui, a Sra. Engenheira Ana Cristina, informou-nos que o tempo de gestação de uma égua é de 330 dias. Prosseguindo a explicou que , do ‘’acasalamento’’ de um cavalo com uma burra nasce um asno e que do ‘’acasalamento’’ de uma égua com um burro nasce uma mula e que são inférteis. O tempo de gestação das vacas é de nove meses ou 42 semanas, podendo ir até aos dez meses.
Passou a chuva e viemos para a Escola. O tempo passou depressa e a “Visita à Quinta Pedagógica” tinha terminado.
Gostámos muito desta atividade. Na nossa escola, na sala de aula, estivemos a dialogar sobre esta visita e concluímos que a Natureza tem mistérios e que é bom descobri-los.

CENTRO ESCOLAR S. FRUTUOSO – 3º E .