Educação Especial > Unidade dos 2º e 3º Ciclos


A unidade é um ambiente onde são dadas aos alunos com multideficiência, oportunidades de aprendizagem reais recorrendo a abordagens educativas individuais, que combinam oportunidades de exploração do ambiente, com oportunidades de interação comunicativa.

Nesta perspectiva, a educação realiza-se através de uma abordagem funcional, incorporada nas rotinas diárias, onde naturalmente os comportamentos são reforçados para se poder generalizar, mais facilmente os “skills”. Para estes alunos, uma intervenção de qualidade proporciona um ensino sistemático, com diferenciação pedagógica, tendo em consideração a organização dos espaços de aprendizagem e a diversificação de estratégias de ensino, com base nas rotinas diárias exigindo um trabalho de uma equipa transdisciplinar, na qual a família é um elemento indispensável.

O aluno com multideficiência deve ser entendido como um ser biopsicossocial e a sua educação analisada numa perspectiva ecológica, considerando todos os ambientes que o mesmo frequenta, incluindo o familiar e o comunitário.