Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


11 Outubro 2013
Uma desfolhada

Ontem, dia 8 de Outubro, terça-feira, os alunos da escola da Sé foram fazer uma desfolhada no Museu dos Biscaínhos. A desfolhada foi organizada pelo Museu em parceria com a Raiz de Ouro.

Foram vários professores e alunos dos 2º ano,3º e 4º anos.

Quando chegámos ao Museu dirigimo-nos para o átrio, que fazia de eira, e sentamo-nos a ouvir a responsável da actividade, que nos explicou o que era uma desfolhada, e nos falou dos espigueiros e dos costumes e tradições relacionadas com esta actividade agrícola, que se realiza no outono. De seguida explicou – nos o que iríamos fazer durante a atividade.

Fomos ansiosamente desfolhar o milho juntamente com idosos da Santa Casa da Misericórdia: primeiro tirámos as folhas, segundo arrancámos o milho do caule e terceiro colocámo-lo no cesto. Quem encontrasse o milho rei (que foi o caso de um menino do 3º ano) tinha que cumprimentar toda a gente presente. Foi giro ver isso!!!

Depois cantámos, dançámos folclore e ouvimos músicas tradicionais tocadas por um grupo de músicos pertencentes a um rancho folclórico de Braga.

Em seguida, deliciámo-nos com uns alimentos feitos com milho: pipocas, bolachas de milho e tostas com compota, confecionadas através métodos artesanais, com produtos provenientes da agricultura biológica.

Entretanto os músicos recomeçaram a tocar cavaquinho e nós dançámos novamente e cantámos com os idosos. Que divertido!!!

Por fim Despedimo-nos de todos e cumprimentámos os idosos presentes com um “até breve”.

À saída visitámos uma cavalariça sem cavalos, mas com objetos utilizados antigamente por eles (freios, arreios, sela) e também vimos os trajes populares usados no rancho: o de namorados, dos padrinhos e de casamento. Eram muito bonitos e coloridos!

Que tarde bem passada, que contribuiu para aumentar o nosso conhecimento sobre as desfolhadas, assim como das tradições e costumes relacionadas com elas!

Rafaela Prata,Maria João Apolinário e Bárbara Ramos - 4º H, EB1 da Sé