Eco-Escolas > Somos ecoescola...


Eco-Escolas é um programa internacional de educação ambiental, promotor da sustentabilidade e da cidadania, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) - Organização não Governamental de Ambiente, sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), que integra entidades internacionais que, em conjunto promovem o Desenvolvimento Sustentável, em mais de 60 países. Sendo também, um programa orientado para a implementação da Agenda 21 local, pressupõe o envolvimento da comunidade educativa e instituições locais, para que através de várias estratégias e atividades, se promova o bem-estar geral. Considerando um dos principais obstáculos à aplicação da Agenda 21 (Conferência do Rio, 1992) – a falta de hábitos de participação do cidadão comum nas decisões locais ou regionais e insuficiente informação sobre temas que envolvem o desenvolvimento sustentável - torna-se pertinente e justifica-se a implementação do Programa Eco-Escolas.

A metodologia usada visa a tomada de consciência de todos para a importância da preservação do meio ambiente, particularmente dos mais novos, envolvendo-os ativamente e contribuindo para a sustentabilidade através da adoção de práticas quotidianas adequadas e estilos de vida mais saudáveis.
O programa constitui-se em sete passos que, articulando atividades de exploração de diversos temas e contribuindo para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade:

1. Conselho Eco - Escola (órgão de decisão);
2. Auditoria Ambiental (levantamento da situação ambiental da escola);
3. Plano de Ação (medidas a implementar e atividades);
4. Monitorização e avaliação (avaliar, reformular e adaptar o plano se e quando necessário);
5. Trabalho Curricular (abordagem dos temas escolhidos em contexto de aula);
6. Informação e Envolvimento da escola e da Comunidade (divulgação das ações; organização de eventos; dias especiais; comunicação social...);
7. Eco - Código (elaboração de um código de conduta e produção de posters). https://www.youtube.com/watch?v=RRwvEP_nKnY

No ano letivo 2014/2015, foi, pela primeira vez, implementado o programa Eco-Escolas na EB 2,3 de Real, com a colaboração da Câmara Municipal de Braga e sob a coordenação das professoras Ana Cristina Simões e Teresa Santana. Toda a comunidade escolar participou, ao longo do ano, na operacionalização deste programa, de forma direta ou indireta, nas mais diversas atividades e iniciativas que se foram desenvolvendo. Do conselho Eco-Escolas fizeram parte inúmeros professores, de diversas áreas, alunos do quinto ao nono ano, representantes das Uniões das freguesias da área envolvente e ainda parceiros privados, como a RECIUSAR. O plano de ação foi extenso, contemplando os três temas obrigatórios – água, resíduos e energia – e outros dois de caráter opcional - espaços exteriores e agricultura biológica. De todo o trabalho desenvolvido, destacam-se a participação da escola no Florestar Braga 2014, na Rota dos 20 e no World Days of Action, assim como a concretização da campanha EcoPapel (recolha de uma tonelada de papel), no desafio criativo Roupas Usadas Não Estão Acabadas, no concurso Poster Ecocódigo, nas Hortas Bio com a nossa horta biológica e no desafio Geração Depositrão (recolha de cerca de 230 Kg de pilhas e baterias usadas).

Em resultado de todo o trabalho desenvolvido, a EB 2,3 de Real, viu o seu trabalho em Educação Ambiental desenvolvido ao longo do último ano letivo, reconhecido na atribuição do Galardão Bandeira Verde, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A coordenadora Teresa Santana, na companhia dos alunos responsáveis pela elaboração dos dois melhores pósteres Eco-Código da escola em 2014/2015 (8.º E e F), deslocaram-se a Torres Vedras, no dia 14 de outubro, a convite da ABAE para a receção do galardão – a nossa primeira bandeira verde.

No dia 20 de outubro, a EB 2,3 de Real completou 20 anos de trabalho intenso em prole desta comunidade. A meio da manhã, toda a comunidade escolar se dirigiu ao recinto exterior, para comemorar. Após breves palavras da Sr.ª Diretora deste Agrupamento de Escolas, cantou-se o hino da escola, cantaram-se os parabéns e hasteou-se a recém-chegada Bandeira Verde, que orgulhosamente exibimos à entrada da nossa escola. Por fim, houve bolo de aniversário para todos e voltámos ao trabalho. Ao hastear da bandeira assistiram com grande alegria e satisfação, alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e a representante do Pelouro do Ambiente da CMB, Dr.ª Cristina Costa.
Em 2015/2016 será dada continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior, dando-se também ênfase a dois novos temas – Alimentação Saudável e Sustentável e Animais Domésticos. O programa será também alargado a todas as escolas deste Agrupamento.

Convida-se toda a comunidade escolar a visitar a página pública da nossa Escola, no Portal das Eco-Escolas, seguindo o seguinte link: http://ecoescolas.abae.pt/plataforma/index.php?p=schoolpage&id=3293