Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


10 Dezembro 2012
S. Geraldo

No dia 5 de dezembro, os alunos dos 3º anos da EB1 da Sé dramatizaram “O Milagre da Fruta", lenda atribuído a S. Geraldo, na nave central da Sé Catedral, perante familiares, centenas de crianças de várias escolas e turistas.

S. Geraldo foi arcebispo de Braga entre 1099 e 1108 e é patrono da cidade.

A iniciativa resultou, mais uma vez, do desafio lançado pelo Serviço Educativo do Tesouro da Sé de Braga à EB1 da Sé. Desafio já institucionalizado uma vez que esta dramatização já faz parte das celebrações do dia do padroeiro.

Esta atividade envolveu todos os alunos das 2 turmas de 3º ano, uns desempenhando personagens, e outros integrando o coro.

A atividade permite aos alunos conhecerem e transmitirem a lenda, desenvolverem o seu vocabulário e ajuda-os a exteriorizarem emoções e a desenvolver auto estima, a destreza, o saber estar em palco e o falar em público.

A atividade teve a colaboração dos encarregados de educação na elaboração da copa das árvores de fruta, a participação e colaboração do professor de música, que musicou as letras das canções e as acompanhou ao piano, e da professora de inglês, que traduziu para inglês, “A Lenda da Fruta”, a fim de ser distribuída aos turistas que assistiram à atividade.

Esta foi uma forma de divulgar as tradições e o padroeiro da cidade de Braga, tornando a escola um foco de divulgação do património cultural.