Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


09 Novembro 2021
“RETRATO (aquilo que não se vê)”,
No âmbito do evento cultural “Braga em Risco”, promovido pelo Município de Braga os alunos do 7ºC participaram na oficina da ilustradora Ana Biscaia “RETRATO (aquilo que não se vê)”, no dia 5 de novembro, no nosso Espaço-escola.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente uma ilustradora de renome nacional e internacional, Ana Biscaia (1978). Segundo informação partilhada pelo Centro de Documentação de Autores Portugueses, em 2010 as ilustrações do livro Poesia de Camões para todos receberam um destaque do júri do Prémio Nacional de Ilustração. Segundo a mesma fonte, o seu trabalho para o livro O Carnaval dos animais foi também selecionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design. Em 2013, Ana Biscaia ganhou o Prémio Nacional de Ilustração pelo conjunto de ilustrações publicadas na obra A cadeira que queria ser sofá.
No início desta atividade marcaram a sua presença na sala de aula as professoras Celina Ferreira, da direção da escola e Elisa Morais, da equipa da Biblioteca, para a receção à ilustradora Ana Biscaia, acompanhada da representante do Município de Braga, Lara da Conceição.
Os alunos foram motivados a criar ilustrações com a aplicação de técnicas variadas e materiais tendo o livro “Retrato (aquilo que não se vê)” como ponto de partida para a sua criação artística.
A atividade revelou-se uma experiência muito interessante, criativa e enriquecedora para todos os intervenientes e, no final, os alunos dirigiram palavras de agradecimento à ilustradora Ana Biscaia.
As diversas fases da atividade foram registadas e podem ser apreciadas na exposição virtual aqui disponibilizada, para divulgação junto da comunidade educativa.

Real, 7 de novembro de 2021
A professora, Augusta Lima