Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


01 Outubro 2013
Projeto PASSE
Programa Passe

Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar

O Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE) é um programa multidisciplinar, promovido pela Administração Regional da Saúde do Norte, I.P. (ARSN) e que se encontra integrado na área da Promoção e Proteção da Saúde da Unidade de Planeamento em Saúde do Departamento de Saúde Pública.

O Programa visa a promoção de comportamentos alimentares saudáveis, segundo diversas perspetivas teóricas, como o modelo da tomada de decisão e das alternativas saudáveis, e é desenvolvido em parceria a Direção Regional de Educação do Norte (DREN).

Este programa tem como população-alvo toda a comunidade escolar e pretende que os alunos façam escolhas saudáveis, a escola ofereça uma alimentação promotora de saúde, o curriculum seja adequado à promoção da alimentação saudável e o curriculum oculto seja coerente com o explícito.

Foi um programa planeado com base nas cinco dimensões da rede de escolas promotoras da saúde: organizacional, não só no seu todo organizacional como também no que diz respeito à oferta e políticas alimentares.

Na dimensão curricular, é proposta uma série de atividades do 1º ao 4º ano do primeiro ciclo do ensino básico e Jardim-de-Infância, em estreita coordenação com os programas curriculares. Para alunos do 3º especificamente, é proposta uma série de sessões seguindo de perto os modelos da saúde desenvolvidos no âmbito da psicologia sa saúde.

Na dimensão comunitária sistematiza-se o envolvimento da comunidade em articulação com a equipa de saúde local e regional, na criação de ambientes promotores de saúde.

Na dimensão psico-social promove-se o desenvolvimento intra e inter pessoal, o envolvimento da comunidade educativa e a utilização de metedologias ativas, transversal a todos os outros níveis de intervenção e, assim, não é objeto de qualquer manual específico.

A equipa PASSE regional é responsável pela formação de equipas de saúde PASSE Local, de acordo com uma metodologia de trabalho ativa e dinâmica, de modo a que estas possam gerir o programa no parque escolar da área geográfica a que as suas atividades estão adstritas.

Uma vez constituídas e formadas as equipas PASSE Local, estas serão as responsáveis pela formação dos professores que desejem implementar o programa nas suas escolas, bem como pelas ações de formação/sensibilização dirigidas aos manipuladores de alimentos.