Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


18 Outubro 2013
Projeto: " A alimentação saudável das crianças"
A alimentação, continua a ser uma preocupação de todos os intervenientes na educação das crianças.
Debatemo-nos com o flagelo da obesidade cada vez mais precoce ao mesmo tempo que verificamos um aumento da fome no mundo.
Nesta Jardim-de-infância temos desenvolvido um trabalho que tem sido estendido à participação e informação da família, dado termos no ano transato feito uma ação de formação para pais, mas aberto a toda a comunidade educativa sobre a saúde infantil. Entre os temas abordados constava a alimentação infantil contando com a presença de um nutricionista assim como outros profissionais de saúde infantil.
Este ano continuamos a dar continuidade a este projeto de saúde alimentar.
De entre os vários alimentos necessários à alimentação saudável das crianças, na escola estamos a falar mais profundamente da importância e do benefício da fruta e dos legumes na sua alimentação diária
No lanche da manhã e ao almoço, é distribuída fruta às crianças, tendo neste ano letivo introduzido já os sabores da maçã, da pera, da melancia do melão e da laranja. Para já, a taxa de aceitação é de 99% das crianças.
Paralelemente, estamos a introduzir aos almoços os sabores das leguminosas e dos legumes. Aqui como é compreensível a taxa de adesão não é tão alta mas para lá caminhamos. Introduzimos já os sabores da alface, do tomate, das ervilhas e do feijão.
Aproveitando o facto de estarmos a trabalhar esse tema nestas duas semanas, aproveitamos para desenvolvermos competências cognitivas nas crianças usando a sua alimentação como tema.
Dessa forma, no dia que se comemora o Dia Mundial da alimentação, quisemos fazer uma ementa de um dia e coloca-la na entrada, para todos pudessem apreciar como é que os filhos entendem, que deve ser a sua comidinha num dia inteiro.
Aqui vos deixo algumas imagens elucidativas da perceção e sensibilidade dos vossos (nossos ) filhos.
Entretanto o projeto continua….