Plano nimus: > Plano nimus:





Nimus:
(latim) significa, estar em exercício mútuo com alguma coisa, fazendo com que haja uma modificação no
desenvolvimento e/ou no estado de ambas; fazer com que haja certo diálogo entre duas entidades; dividir
alguma atividade com alguém; compartilhar.








A GÉNESE...
Está provado que são muitas as vantagens quando existe uma colaboração estreita entre, as famílias, as escolas e o respetivo meio envolvente. As relações entre estes são fundamentais para a realidade da comunidade educativa, promovendo entre todos um sentimento de pertença à comunidade que é sua.

O uso das sinergias da cultura da região potencia a participação de todos os parceiros locais, na construção e implementação do Projeto Educativo da Escola, na articulação e rentabilização dos recursos locais, na constituição de parcerias e de uma corresponsabilização da sociedade local na prestação do serviço público de educação nacional.

Neste processo são implícitas mudanças que resultam em desafios acrescidos, pressupondo um maior envolvimento das escolas nas dinâmicas locais sobre uma perspectiva de colaboração e gestão de valências e recursos disponíveis.

Hoje em dia, a escola desempenha uma função social de importância indiscutível e a vida diária dos professores, gestores e pais obriga a que a escola se apresente como organização aberta ao contexto local. Esta está ao serviço dos cidadãos e recebe-os tais como são, na sua diversidade, trabalha com eles e para eles, enriquece-se com outros saberes locais, dialoga sobre os projetos futuros e preocupa-se com a inserção social dos jovens que dela vão saindo.

Assim, numa perspetiva de envolvimento e mobilização da sociedade envolvente, em prol do Agrupamento e de todos, surge o 



O QUE É O  ?

O plano nimus: pretende promover atividades de cooperação entre o Agrupamento de escolas de Real, as empresas, as instituições e individualidades da região que, a partir dos seus interesses particulares, se proponham em comum atingir um objetivo que, de alguma forma, vise o benefício da comunidade educativa.


CoMO FUNCIONA O  ?

é composto pelo conjunto dos planos cooperação que venham a ser celebrados.
A cada plano subjaz a assinatura de um protocolo estabelecido entre as entidades externas, que se constituem parceiras do Agrupamento de Escolas de Real, e o próprio Agrupamento.
Cada plano deverá conter a descrição de todas entidades envolvidas, um enquadramento que expresse os interesses particulares de todos os participantes, o objetivo ou objetivos a atingir e o período de implementação.


O Coordenador do 

Miguel Maria Balaia Pereira Ramos