Ensino Vocacional > Perfil do formando


Perfil do formando  




DISposições legais

Os cursos Vocação+ têm como missão integrar jovens que no agrupamento demonstram dificuldades em acompanhar sistema educativo regular e apresentam desinteresse e descontentamento perante a escola.
A portaria n.º 292-A/2012 indica que o público-alvo do ensino vocacional são jovens com pelo menos 13 anos, com duas retenções no mesmo ciclo ou três retenções em ciclos distintos.
Contudo estas definições não são estanques, pois não podemos esquecer a necessidade de inclusão de todos no percurso escolar e o resultado da avaliação vocacional realizada na candidatura à admissão ao curso.



Comportamento

A formação de cidadãos responsáveis e participativos, passa pela assimilação das regras sociais vigentes no meio onde cada um está inserido e pelo pleno exercício dos seus direitos e deveres.
Os cursos Vocação+ estão integrados na oferta formativa de um agrupamento e de uma escola, com regras bem definidas e do conhecimento de todos.
Assim, também na formação vocacional se aponta para um percurso escolar pouco marcado ou isento de intervenções disciplinares relevantes.



Assiduidade

A carga horária destes cursos, pela inclusão das vertentes vocacionais, é aumentada comparativamente ao ensino regular. Sendo obrigatório o cumprimento integral das horas estipuladas na matriz do curso, pelo que a possibilidade de faltas, mesmo que justificadas fica muito reduzida.
Pretende-se, por isso, que os alunos dos cursos Vocação+ tenham um percurso escolar marcado pela ausência de faltas ou número de faltas pouco relevante.


Vontade de experimentar ofícios...

Os cursos Vocação+ visam, por um lado, sensibilizar os jovens para a realidade empresarial envolvente e, por outro, possibilitar o estreitamento entre os universos empresarial e escolar e estimular a responsabilidade social das empresas.
O conhecimento é poder! E hoje em dia, num mundo de dificuldades laborais, ter a oportunidade de experimentar vários ofícios pode ser fulcral na decisão
futura da escolha de uma profissão.



Comprometimento parental...

O currículo dos cursos Vocação+ pretende fugir ao tradicional, ao instituído, abrir horizontes e proporcionar uma prática que desperte uma aprendizagem com enfoque na prática...
Um paradigma diferente que implica um acompanhamento diferente por parte dos pais e encarregados de educação.