Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


08 Junho 2014
Património
Durante o terceiro período, as docentes do grupo disciplinar de Educação Visual – 2º ciclo, desenvolveram atividades com as suas turmas do sexto ano de escolaridade, constante na planificação anual, no âmbito do Concurso de Pintura Porto Maia, em colaboração com a Biblioteca da Escola.
Os alunos realizaram trabalhos de expressão artística sobre o tema “Património”, cujos conteúdos programáticos foram desenvolvidos mediante orientação do manual escolar, recentemente adotado (Educação Visual 6, da editora Texto), no item “Discurso”, e que está de acordo com as Metas Curriculares. Os alunos, além da informação disponível no manual relativo ao conceito “Património” também tiveram oportunidade de desenvolver, fora do contexto da sala de aula, técnicas de pesquisa em diferentes fontes de informação, como por exemplo a pesquisa de imagens temáticas na internet, revistas, jornais, postais e fotos, antigos e/ou mais atuais e recolha da mesma, podendo contar com a colaboração dos encarregados de educação. Os alunos selecionaram a imagem do seu maior agrado para reproduzir através do desenho e pintura, ilustrativa do nosso Património e suas dimensões: local, regional, nacional e mundial. E ainda, a adjetivação do Património: natural, histórico, cultural e artístico. A sua escolha incidiu essencialmente sobre símbolos do património local de entre os quais a Igreja de S. Frutuoso, o Mosteiro de Tibães, o Arco da Porta Nova, os Escadórios e o elevador a água do Bom Jesus do Monte, o largo do edifício da Câmara Municipal de Braga,… e símbolos regionais, entre outros o Galo de Barcelos, o Coração em filigrana de Viana do Castelo, a Guitarra Portuguesa tradicional no fado,…
Ao longo das atividades as docentes foram realçando e mantendo sempre presente o conceito expandido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em que os países se comprometeram, a partir de 1972, a conservar tanto os locais classificados como “Património Mundial” como também a proteger o respetivo “Património Nacional”. De igual forma, sensibilizaram permanentemente os alunos para o real valor do património e para a necessidade da sua preservação, respeitando-o. Porquê? Porque o património que nos fora deixado em herança não é apenas nosso, mas pertence a todos os que depois de nós virão. Os alunos realizaram a atividade com muito empenho e dedicação, resultando uma avaliação de optimização subjacente à avaliação do terceiro período. Resultou ainda na exposição de trabalhos no átrio da escola.
Grupo de Educação Visula 2º Ciclo