Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


04 Abril 2022
Páscoa Feliz a toda comunidade educativa
As professoras do Grupo 240 - Educação Visual e Educação Tecnológica de 2º ciclo - decidiram apresentar à comunidade educativa, o trabalho desenvolvido com os alunos de 5º e 6º ano, desta vez, com a temática da Páscoa. O Ovo de Páscoa simboliza por excelência o nascimento e a vida, um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo. Também simboliza o início da primavera e a época de plantio. Assim, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida.
Este costume passou a ser seguido durante as festividades dos cristãos, onde eram pintados os ovos com as imagens de Jesus e Maria, representando simbolicamente o nascimento do Messias.
Muitas culturas mantêm até hoje esse costume e no mundo moderno, hoje o ovo é fabricado com chocolate e é uma tradição de presente no Domingo de Páscoa aos afilhados.
As professoras lançaram o desafio de criarem símbolos de Páscoa, consoante os conteúdos a desenvolver nas duas disciplinas, promovendo a articulação disciplinar.
Os alunos de 5º ano foram motivados em Educação Visual, no âmbito do conteúdo “traçados geométricos”, a construir o óvulo geométrico que se associa à forma do OVO de PÁSCOA e em Educação Tecnológica “Comunicação Tecnológica” _ construção da Embalagem/Cesta, cuja decoração assentou nos ovos, pintainhos e coelhinhos. Paralelamente foi desenvolvida outra atividade interdisciplinar “Decoração de óvulos de cartão reutilizável” com composições geométricas bidimensionais e tridimensionais, realizadas em cartolinas coloridas e papel cavalinho branco, que também envolveu duas turmas do 7º ano de escolaridade, 7º C e 7º D, formando um conjunto de mobiles policromados que pelo seu efeito convida a comunidade educativa a olhar para cima e a apreciar o seu movimento real. No 6º ano as atividades desenvolvidas encontram-se inseridas no âmbito do conteúdo “Materiais_ Metais”.
Para realizar as atividades propostas, os alunos foram estimulados a desenvolver os símbolos, tendo sempre em conta na sua conceção, o valor simbólico e decorativo realçando o valor estético das formas em exposição. Foram sensibilizados igualmente para a importância da política dos 3R`s, devendo utilizar, essencialmente, materiais reutilizáveis, como por exemplo papéis e cartolinas diversos, lãs, sisal, fitas, botões, laços, algodão, embalagens de alumínio, entre tantos outros e ainda aplicar técnicas de desenho e pintura, medição, recorte e colagem, aprendidas anteriormente.
Os alunos estão de parabéns, realizam os trabalhos com muito empenho e dedicação e apresentaram trabalhos muito interessantes, coloridos e criativos que se podem apreciar na Biblioteca Porto Maia da escola e nos seus espaços envolventes.


As professoras, Manuela Ferreira, Augusta Lima, Céu Cunha e Marina Henriques.