Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


22 Abril 2020
Os nossos trabalhos em casa II







Consumo Consciente e Educação Financeira

- bom para a Economia, bom para o Planeta!

Comemora-se hoje, dia 22 de abril de 2020, o Dia da Terra e vivemos momentos em que, mais do que nunca, numa sociedade em que é mais importante o TER do que o SER, é preciso repensar sobre o que, como e por  que consumimos. Mais do que nunca, precisamos aprender a fazer um consumo consciente. Consumir de forma consciente é mudar de hábitos para evitar o desperdício e adquirir produtos e serviços que não prejudiquem a  sociedade e o nosso planeta. É optar por apagar a luz quando se sai de um lugar, é economizar papel, é optar por produtos recicláveis para não degradarmos o meio ambiente, é fechar a torneira para não desperdiçar a água. O nosso planeta não possui recursos naturais infinitos. Segundo afirma o Banco Mundial, “20% da humanidade consome 80% dos recursos naturais”. Se não cuidarmos dos nossos recursos, faltarão água, alimentos e tudo aquilo necessário para a nossa sobrevivência.

Uma boa Educação Financeira conduz-nos a um consumo consciente. Ensina-nos a Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. Alerta-nos! Somos levados a verificar se gastamos mais do que temos, descobrimos onde estão os desperdícios, priorizamos os nossos sonhos, damos prioridade às coisas que são realmente úteis para a nossa vida e para a nossa família.
Questionamo-nos se o produto que desejamos é realmente importante para a nossa vida.

DIA DA TERRA
22/04/2020
Projeto de Educação Financeira 9.ºB

Os alunos do 9.º B da E.B. 2,3 de Real, através do seu Projeto de Educação Financeira, não querem deixar de assinalar este dia (ainda que de forma muito diferente do planeado inicialmente) mas conscientes de que, para além de aprenderem a mudar eles mesmos, é necessário usarem o que aprenderam para influenciar quem está ao seu redor para que também desperte para esta nova consciência. Mais do que falar em consumo consciente é praticá-lo ao consumir produtos naturais, separar o lixo corretamente, reciclar os materiais, não utilizar materiais que possam poluir o meio ambiente, economizar água e energia.

Tudo isso não favorece apenas a economia, mas também a nossa qualidade de vida e o nosso Planeta.

PARABÉNS TERRA!
Do 9.º B, E.B.de Real