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Agrupamento de escolas de Real


09 Fevereiro 2018
Orçamento Participativo
Pretende-se dar voz à comunidade educativa e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática.
Neste sentido, desafiamos todos os elementos do Agrupamento de Escolas de Real a participar nesta medida através da apresentação e desenvolvimento de propostas.
As propostas devem identificar claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino-aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Regulamento
1. As propostas apresentadas num formulário próprio para o efeito (em anexo) serão entregues até ao dia 28 de fevereiro de 2018, presencialmente, na secretaria da EB 2,3 de Real.
2. Cada proposta de orçamento participativo deve:
a) No jardim-de-infância, o proponente ser constituído por, no mínimo, um educador e um encarregado de educação;
b) No 1.º ciclo, a lista proponente ser constituída, no mínimo, por um membro docente, um aluno e um encarregado de educação;
c) No 2.º e 3.º ciclo, a lista proponente ser constituída, no mínimo, por um docente e um aluno, ou um grupo de alunos até 5 elementos. No 3.º ciclo é obrigatório a proposta ser apoiada por, pelo menos, 20 estudantes sendo identificados pelo seu nome, número, turma e ano.
3. As propostas devem ser submetidas tendo em conta os temas:
a) Cidadania/Cultura;
b) Ecologia/Ambiente;
c) Equipamento educativo.
4. As propostas deverão ser apresentadas em texto até 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e devem referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a sua.
5. Todas as propostas apresentadas serão votadas, presencialmente, pelos alunos do 2.º e 3.º ciclo, exceptuando as propostas do 3.º ciclo que serão votadas somente pelos alunos do 3.º ciclo. [1]
6. Será financiada a proposta vencedora de cada uma das categorias:
a) Educação pré-escolar – 100,00 €;
b) 1.º Ciclo – 200,00 €;
c) 2.º Ciclo – 200,00 €;
d) 3.º Ciclo – 500,00 € (financiamento do Ministério da Educação).
7. Cronograma:
Até 28 de fevereiro: Apresentação das propostas
De 1 a 14 de março: Divulgação das propostas
De 15 a 20 de março: Debate de ideias
Dia 21 de março: Período de reflexão
Dia 22 de março: Votação das propostas
Até 14 de abril: Apresentação dos resultados
De 15 de abril a 31 de maio: Planeamento da execução
Até 31 de Dezembro: Execução da medida aprovada
Estabelecimentos envolvidos:
• EB 2/3 de Real
• EB 1 da Sé
• EB 1 das Parretas
• EB 1 de Real
• EB S. Frutuoso / JI
• EB 1 de Frossos
• JI Quinta das Hortas (Sé)
• JI da Goja (Frossos)
• JI de Parada de Tibães

Contactos:

Para mais informações contactar Dr. Pedro Coimbra no [GARe] - Gabinete do Aluno de Real ou através do endereço eletrónico gare@aereal.edu.pt.
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