O Nosso Projeto > O Projeto Educativo


O Projeto Educativo do Agrupamento (PEA) é um documento com orientação projetiva para a ação educativa, pelo que deve ser sujeito a uma avaliação sistemática. Torna-se, deste modo, não só um melhor contributo para a formação de uma consciência crítica e enriquecedora, mas também um documento mais atento ao imprevisto, capaz de responder, em tempo útil, aos novos desafios que a atual política educativa nos coloca. É um documento de referência na vida da organização escolar do Agrupamento de Escolas de Real (AER), uma vez que explicita os valores, os princípios e os objetivos estratégicos conducentes aos resultados esperados.

Estão na base do PEA, entre outros, os dados resultantes da avaliação do anterior Projeto Educativo, a mais recente matriz teórica para a formulação de projetos desta natureza, assim como os dados recolhidos nos documentos de caraterização dos grupos e das turmas. Uma equipa de trabalho auscultou a opinião da comunidade educativa, através da aplicação de instrumentos de recolha variados e adequados. Na posse das primeiras informações, foi traçado o anteprojeto e assim surgiu a matriz teórica do presente projeto, assim como a base de intervenção do Agrupamento. Criado um documento com as linhas essenciais e posto a circular pela comunidade, procedeu-se à recolha de opiniões e sugestões e identificaram-se fragilidades e falhas. No sentido de agilizar o processo de participação, procedeu-se à realização de reuniões: Conselho Geral; Associação de Pais; assistentes técnicos e operacionais; docentes e representantes dos alunos. Este processo de construção aberto e participado facilitou o envolvimento de todos os elementos da comunidade educativa que, revendo-se no diagnóstico e na estratégia definida, mais facilmente se compromete e se corresponsabiliza pelos resultados alcançados.

Partindo do pressuposto de que concretizar os objetivos de um projeto educativo é abraçar um sonho que se vai realizando todos os dias com uma boa dose de otimismo, determinação, sentido do trabalho, nem sempre fácil, e muita abnegação, esperamos que cada elemento desta comunidade educativa dê, no seu espaço, no seu tempo, na sua especificidade, o seu contributo para que o PEA se torne, através da ação efetiva, num excelente contributo para o bem comum na linha do verdadeiro espírito de cidadania.



Obtenha aqui a versão integral e em PDF do documento.