O Nosso Projeto > O Contrato de Autonomia


O Agrupamento de Escolas de Real foi criado em 2002/2003 e instalado em 2003/2004, ano em que se constituiu com nove estabelecimentos de educação e ensino: três Jardins-de-infância - Quinta dos Lagos. Quinta das Hortas e Goja-Frossos; cinco escolas básicas com 1º ciclo - Sé, Parretas, ReaL, Frossos e Parada de Tibães, e uma escola básica com 2º e 3º ciclos - a EB 2,3 de Real.
A proximidade geográfica é um fator positivo no funcionamento do agrupamento, pois não existem características sociológicas geradoras de instabilidade, nos diferentes núcleos populacionais. Todos os estabelecimentos de educação e ensino que integram o agrupamento estão localizados em quatro freguesias: Sé, Real, Frossos e Parada de Tibães, relativamente próximas da escola sede.
A diversificação das ofertas formativas tem sido uma das grandes apostas do agrupamento dando boa resposta às necessidades da população escolar. Continuamos a apostar em Iniciativas assentes no espaço e no tempo em que nos encontramos, sem nunca perdermos de vista a nossa Identidade nacional. Acreditamos que o todo se constrói de forma coesa com a congregação das partes: se cada escola centrar a sua ação no potencial da sua comunidade educativa, tentando conduzir os seus alunos até ao porto mais seguro do conhecimento que os integra no todo nacional, através da aceitação daquilo que eles são ou podem, acreditamos que os deveres de uma verdadeira escola pública são melhor conseguidos.
A apresentação de uma proposta de contrato de autonomia assenta na aposta em cumprir melhor a nossa missão.


O Contrato de Autonomia do Agrupamento de Escolas de Real
oi assinado no dia 14 de Outubro de 2013 e tem vigência
até ao termo do ano letivo 2015-2016.

Obtenha  aqui a versão PDF do documento