Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


09 Julho 2015
Mostra Vocação +
Projeto pioneiro… Vocação +

No dia 28 de maio, foram três os locais da EB2,3 de Real, onde se desenrolou a Mostra Voc + 2015, destacando que este curso vocacional, com 2 anos letivos de duração, foi o primeiro na escola e está entre os primeiros cursos vocacionais do país.

Iniciou-se a atividade com uma receção aos convidados, onde foi servido um “Porto de Honra” preparado pelos alunos no âmbito da área Vocacional de Serviço de Mesa e Bar.
Na Biblioteca, a coordenadora e diretora de turma do curso Vocação + , Maria José Morais, e a professora da Área Vocacional de Artes e Ofícios, Augusta Lima, apresentaram Projetos, divulgados no blogue Vocação + .
Na Estufa, o professor de Hortofloricultura, Inocêncio Certal, guiou os nove encarregados de educação, alguns dos elementos da equipa presentes e alunos da turma acompanhando as explicações com demonstrações inerentes a dinâmicas dos alunos, ao longo do curso.
Na sala de Serviço de Mesa e Bar, o professor Cláudio Serra e o professor Miguel Balaia, fizeram as honras da casa no jantar-convívio que encerrou esta Mostra Voc+. Apenas foi possível tal, com o contributo do “Restaurante Canudo”, que gentilmente ofereceu o manjar. Ao longo do jantar, foi possível aos alunos colocar em prática as competências adquiridas, presenteando os presentes com um serviço de qualidade, demonstrando inclusive uma “Decantação de Vinho”. Revelaram assim, a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais que permitirão enfrentar desafios futuros.

Em jeito de conclusão, todos os Projetos desenvolvidos espelharam…
Inovação, fator de motivação e de estímulo, criando confiança, respeitando as capacidades reais dos alunos, rumo a uma Pedagogia Social que visa atingir o sucesso escolar e o sucesso social.
Vertente prática, desenvolvida de forma sistemática, com muita imaginação e invenção à mistura, construindo um currículo diferenciado que faz toda a diferença na formação destes jovens.
Valorização de competências pessoais, capacidades de aprendizagem, expressivas e de comunicação, bem como o olhar crítico perante o trabalho desenvolvido.
Resposta ao atual contexto social e académico dos alunos abrangidos, contribuindo também para a abertura do agrupamento à comunidade.
Dedicação de elementos da equipa pedagógica que primou pelo trabalho colaborativo e paciente, além de conseguir concretizar com sucesso os objetivos da sala de aula, do curso, da escola...

Maria José Morais Silva