Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


14 Setembro 2020
Mensagem de novo ano letivo.


À Comunidadae Educativa

Aos pais, uma palavra de apreço e agradecimento pela compreensão e preciosa colaboração no ano letivo transacto. Continuamos a contar convosco.
Aos professores, o reconhecimento do seu profissionalismo e gratidão pelo extraordinário trabalho realizado. A nossa confiança é plena.

Ao pessoal não docente pela sua dedicação e empenho no dia-a-dia da escola para apoio aos alunos, aos professores e a todos os que nos visitam, o nosso obrigado.

O ano passado foi um ano deveras atípico, tal como este que vamos agora iniciar. A nossa maior certeza é a incerteza sobre o que nos espera. A pandemia continua a condicionar o nosso quotidiano, em casa com a família, na escola com os pares e agentes educativos, na rua com toda a sociedade. Todos temos de cumprir rigorosamente os procedimentos, regras e normas emitidas pela Direção Geral de Saúde, outras entidades de saúde e da Educação. Esta situação pandémica veio determinar uma nova escola, uma nova forma de estar, de ensinar, de aprender, de comunicar, de circular. Estamos obrigados ao distanciamento físico uns dos outros, pelo receio de nos prejudicarmos mutuamente, o que, por sua vez nos aproxima ainda mais pelo valor intrínseco que esse cuidado expressa – protecção de todos. A escola vai continuar. Agora preparada para as novas exigências, fisicamente está equipada com os instrumentos e equipamentos essenciais e necessários à segurança e proteção. Contudo, é imperioso fazer a outra parte – cumprir as regras estabelecidas no plano de contingência, nos códigos de conduta, no regulamento interno. Os nossos comportamentos têm de mudar, temos de nos preparar para os vários cenários que de imprevisto nos podem afetar.

Para a escola continuar como desejamos é preciso a colaboração de todos e encontrar o equilíbrio que nos permita ultrapassar este enorme desafio.

Os tempos que se aproximam são exigentes e de aprendizagem para todos porque impõem mudanças extremas do ponto de vista social e humano. Apesar de tudo isso não podemos deixar de viver a nossa profissão com prazer e entusiasmo para e com os nossos alunos. Cada vez mais e agora mais do que nunca precisamos unir sinergias para que a educação dos nossos jovens alunos seja concretizada da forma mais harmoniosa possível.

O mais importante é estarmos unidos no interesse da educação e ensino dos nossos alunos, vossos filhos.

Em conjunto podemos fazer mais e melhor. Só a perseverança nos permite concretizar o que muitas vezes nos parece impossível. Tudo é impossível até ser concretizado.

A Diretora do A E Real
Zita Esteves
A Presidente do Conselho Geral
Luísa Cruz