Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


25 Março 2015
“Ler+ com arte”
No ano letivo de 2012-2013, mediante proposta que me fora apresentada pela equipa da Biblioteca, iniciei a atividade "Ler+ com arte", no âmbito do projeto "Uma Sala, Um Autor". Este projeto tem como objetivo captar a atenção da comunidade educativa para a identificação e o reconhecimento de escritores portugueses, homenageando-os, numa simbiose literária e artística. Quando a atividade estiver concluída, o produto final, culminará numa exposição permanente à entrada das salas de aula, personalizando-as.
Este ano letivo, 2014-2015, os alunos do 7º D; 7º G; 7º I e 7º H têm vindo a realizar composições plásticas, a partir da relação do conteúdo programático “Forma-Fundo”. Os materiais de desenho e pintura utilizados foram escolhidos pelos próprios e aplicadas as respetivas técnicas.
Enquanto que os escritores usam as palavras para comunicarem e exibirem a sua criatividade, estas crianças e jovens usam as imagens e a expressão plástica, representando através delas não somente o mundo que os rodeia como também o seu próprio mundo!
Durante a "Semana da Leitura" que decorreu na Biblioteca Porto Maia, de 16 a 20 de março, os visitantes puderam apreciar uma seleção destes trabalhos, que formaram o cenário da "Feira do Livro". Neste contexto, no sentido de se continuar a promover a motivação dos alunos para a participação nesta atividade e para que os mesmos vissem reconhecido publicamente o seu empenho e as suas criações artísticas, a equipa da Biblioteca foi recetiva à ideia de se premiarem três dos trabalhos dos alunos. Foi realizada uma sondagem no blogue que dinamizo “…, porque tu cresces em Arte!” http://www.artes-real.blogspot.pt/, cujos votos dos participantes elegeram os seguintes trabalhos em exposição para concurso, na mensagem "Ler+ com arte", como sendo os mais criativos:
1º lugar - Inês Silva Martins, com o trabalho do autor "Eça de Queirós", com 35 votos;
2º lugar - Sofia Silva Martins, com o trabalho do autor "Aquilino Ribeiro", com 32 votos;
3º lugar - Inês Mesquita Martins, com o trabalho do autor "Camilo Castelo Branco", com 21 votos.
O evento de entrega dos prémios dos trabalhos vencedores do concurso decorreu na Biblioteca Porto Maia, no dia 20 de março, sexta-feira, pelas 16:50h. Além das alunas premiadas também marcaram presença outros alunos participantes no concurso, e ainda, o diretor de turma das alunas, professor José Afonso Barbosa.
O livro “Missão Impossível”, das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e um lápis borracha “mágico” foram os prémios que as nossas pequenas artistas receberam, pela mão do professor José Barroco, tendo sido manifestamente do seu agrado.
Em termos de consideração final, gostaria de deixar registado um apreço muito especial a todos os alunos que têm vindo a participar na realização de trabalhos criativos, no âmbito da atividade "Ler+ com arte", pois estão de parabéns!
A professora de Educação Visual,
Augusta Maria de C. C. Lima