Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


30 Novembro -1
“Laços azuis contra os maus-tratos na infância”
“Laços azuis contra os maus-tratos na infância”

O Agrupamento de Escolas de Real associou-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga e à Câmara Municipal de Braga, para uma caminhada de sensibilização contra os maus-tratos na infância, que teve lugar no dia 23 de abril, a partir das 14h30, com início na Avenida Central e percurso no centro da cidade.

Esta iniciativa inseriu-se no programa estabelecido para assinalar o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, que se celebra em abril e cuja campanha tem como símbolo o laço azul.

A comemoração visou sensibilizar e envolver a sociedade na prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens e, para isso, promoveu duas atividades: a construção de um laço azul gigante e a caminhada, que contou com a adesão dos estudantes do nosso agrupamento.

O laço azul foi construído com placas de poliestireno extrudido (roofmate) e pedaços de tecidos em tons de azul. Para a sua construção contámos com a colaboração do professor de Educação Visual, Lino Neves, da assistente técnica, Manuela Veloso, da assistente operacional, Lena, e dos alunos do 7º ano, Adriana, Cláudio, Hugo, João, Leandro, Liliana, Ricardo, Rute e Susana.

A caminhada teve início junto ao coreto e seguiu o trajeto pela zona pedonal do centro histórico da cidade de Braga. Em representação do nosso Agrupamento estiveram presentes o Adjunto da Diretora, Miguel Balaia, o Educador Social, Pedro Coimbra, a assistente operacional Sandra Silva e as alunas do 9º ano, Cláudia, Leonor, Mariana e Sara.

A “Campanha Laço Azul” nasceu em 1989, nos EUA, quando Bonnie W. Finney colocou uma fita azul na antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.


Pedro Coimbra
Educador Social