Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


01 Maio 2017
Laço Azul na prevenção dos maus tratos na infância
Laço Azul na prevenção dos maus tratos na infância

No sentido de sensibilizar toda a comunidade escolar para a prevenção dos maus tratos na infância, o Agrupamento de Escolas de Real associou-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga e à Câmara Municipal de Braga pelo terceiro ano consecutivo.

Aproveitando a estrutura do laço construído no ano passado com placas de poliestireno extrudido (roofmate) foram colados com cola branca laços de diferentes tamanhos, diferentes padrões, com diversas tonalidades de azul, mas todos eles coloridos pelos alunos.

Por se tratar de padrões tendo como base “mandala”, significa círculo em palavra sânscrito, têm diferentes padrões visuais que despertam sensações diferentes, provocam nos alunos algum relaxamento e sensação de bem-estar.

Após a impressão dos laços, uns foram colocados na sala de estudo, outros foram levados para as aulas de substituição, e outros foram para as escolas do primeiro ciclo, para que os mesmos fossem coloridos pelos alunos. Alguns alunos do terceiro ciclo procederam ao recorte dos laços.

Foram, ainda, seleccionadas e coladas algumas palavras que consideramos ajustadas para reforçar o objetivo do laço – contra os maus tratos na infância: “ama”, “afaga”, “acarinha”, “aquece”, “educa”, “sorri”.
O laço azul foi posteriormente colocado na Avenida Central de Braga, no dia 22 de abril, junto de outros laços azuis desenvolvidos pelos alunos de outras escolas do concelho, e estarão expostos até ao final do presente mês. Os três melhores trabalhos irão ser colocados no edifício principal da Câmara (1.º lugar), no edifício do Pópulo (2.º lugar) e no Posto de Turismo (3.º lugar). Após votação de um júri composto pelos representantes de cada agrupamento, da autarquia e da CPCJ, o laço criado pelos nossos alunos ficou no honroso segundo lugar.

Melhor que o resultado foi a tomada de conhecimento e consciência por parte dos nossos alunos para esta problemática que tem afligido a nossa sociedade.
Agradecimento especial a Teresa Nelas, professora de Educação Tecnológica do 3.º Ciclo e aos alunos que colaboraram na elaboração do laço azul 2017.