Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


30 Novembro -1
Já é Natal…. na escola
Os grupos disciplinares de Educação Visual e de Educação Tecnológica de 2º e 3º ciclo, à semelhança dos anos anteriores programaram as suas atividades, para a decoração dos espaços escolares com a realização de elementos natalícios. Procuraram nesta Quadra Natalícia fomentar o espírito e o significado do Natal, através de vivências concretas. Alertar para a utilização de novas formas de linguagem artística e desenvolver o sentido estético. Sensibilizar a comunidade para a participação nas atividades culturais da escola, promovendo a relação escola/meio e ainda promover a interdisciplinaridade nos diferentes grupos disciplinares.
Neste âmbito e sob orientação das professoras, todos os alunos do 5º e 6º ano conceberam, através da técnica e arte do origami, formas de “casas” e “pinheirinhos” em suporte de papel cavalinho, de diferentes tamanhos - formatos A3, A4 e A5, decoradas com motivos natalícios.
Ao nível do 5º ano na decoração dos “pinheirinhos” foram aplicados os elementos estruturais da linguagem plástica - Ponto e Linha – criando texturas bastante interessantes e imaginativas, com predominância das cores tradicionais de Natal – verde, branco e vermelho. Na decoração das “casinhas” desenvolveram técnicas de desenho a lápis de grafite e aplicaram pintura a lápis de cor ou marcador. Algumas das formas prevaleceram da cor branca do papel cavalinho. Vários “pinheirinhos” foram recortados e colados sobrepostos para obtenção de efeitos 3D.
Ao nível do 6º ano, na decoração das “casinhas” e dos “pinheirinhos” os alunos aplicaram técnicas de pintura com diferentes materiais riscadores como lápis de cor, ceras e marcadores. Além disso, na decoração dos “pinheirinhos” aplicaram a técnica do mosaico (recorte e colagem de pequenos pedacinhos de papel) utilizando diversos tipos de papéis: lustro, kraft, cartão canelado, metalizado, celofane, vegetal,…
Aquando da conceção dos painéis expostos houve preocupação do realce dos contrastes formais, cromáticos e exibição de diferentes técnicas, obtidos nos trabalhos realizados pelos alunos.
Os alunos do 7º, 8º, 9º ano e o Vocação + realizaram as três figuras do presépio com a técnica da Filigrama.
Todo este trabalho resultou em belíssimos painéis coletivos que se podem apreciar no átrio principal da escola, nos espaços junto à cantina e bar dos alunos - colunas e na janela da sala de estudo, na biblioteca e junto à Direção da nossa escola.
É de realçar a importância destas atividades, onde os alunos se envolvem e transmitem felicidade aquando da sua realização, pois permitem pôr em prática e partilhar com os outros, a sua Criatividade!
As professoras: Manuela Ferreira, Augusta Lima, Céu Cunha, Rosa Menezes, Nuna Magalhães, Céu Oliveira, Júlia Chaves, Júlia Oliveira, Manuel Luciano e Helena Brito