O Agrupamento > Gabinete do Aluno de Real












O [GARe] é um espaço de apoio ao Aluno que tem como finalidade contribuir para o crescimento harmonioso e global do Aluno, e promover um ambiente mais humanizado e facilitador, nas várias dimensões, nomeadamente individual, familiar, escolar e social.

                                                                         
O [GARe] É...

Um espaço onde se deseja ampliar o ambiente favorável ao sucesso escolar e educativo e ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Um espaço de diálogo e troca de ideias no sentido de uma maior eficiência e eficácia.
Um espaço que se privilegie as experiências vividas ou preocupações sentidas pelos alunos, incentivando-os à participação individual e colectiva na vida da turma, da escola, da comunidade.
Um espaço que promova o desenvolvimento da auto-estima, de regras de convivência e de respeito mútuo que contribuam para a formação de cidadãos autónomos, participativos, tolerantes e civicamente responsáveis.



Objetivos gerais

Promover condições sociopedagógicas que contribuam para a consolidação do sucesso escolar e pessoal do aluno.
Fomentar a interação entre os diversos intervenientes família/escola/comunidade como agentes participantes no processo de desenvolvimento socioeducativo do aluno.



Objetivos específicos

Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Prestar apoio socioeducativo a alunos/grupos de alunos.
Prevenir situações de indisciplina / situações de risco.
Reforçar os fatores sociais de protecção.
Articular com a comunidade escolar, participando com estratégias adequadas que conduzam ao sucesso educativo.
Mediar a relação escola-família, promovendo a sua aproximação, comunicação e interação.




Contactos

Todos quantos queiram contactar com o [GARe] podem fazê-lo dirigindo-se diretamente ao gabinete durante o seu horário de funcionamento, ou então:

gare@aereal.edu.pt
pedro.coimbra@aereal.edu.pt.






Ações a desenvolver

Ao longo do ano lectivo 2015/16 vão realizar-se quatro ações que poderão decorrer em contexto de sala de aula, durante os intervalos escolares ou nos espaços e tempos sem componente lectiva. A saber:



bumerangue

Público-alvo:
Os alunos sinalizados pelo seu comportamento incorrecto e reiterado e que têm ordem de saída da sala de aula dada pelo professor.


Procedimento:

a) Atendimento e acompanhamento através de sessões de tutoria aos alunos sinalizados na Ação e que tenham ordem de saída da sala de aula, no sentido de retificar e prevenir os comportamentos incorrectos para posterior reingresso na sala de aula.


b) Articular com os professores estratégias a adoptar.


c) Mediar relação escola/família promovendo a sua aproximação, comunicação e interacção direccionada aos encarregados de educação dos alunos sinalizados.



aberto

  • Atendimento aos alunos que recorram ao [GARe] por iniciativa própria para apoio socioeducativo, gestão de conflitos, relações interpessoais, métodos de estudo.
  • Organização e aplicação de sessões de tutoria dirigidas aos alunos sinalizados.
  • Aplicação do Programa de Desenvolvimento de Competências Sociais “Menos agressividade mais competências sociais” às turmas do 5º ano de escolaridade.
  • Monitorização e avaliação da implementação do Programa de Desenvolvimento de Competências Sociais.
  • Dinamização da Associação de Estudantes.



Em rede

  • Articular directamente com a Direção do Agrupamento, os Diretores de Turma, os Professores Titulares de Turma e restantes Professores.
  • Trabalho em parceria com entidades/serviços de apoio interno e externo.
  • Aplicação de ações de sensibilização com os alunos sobre diversas temáticas em pareceria com:
- Projeto de Promoção e Educação para a Saúde - Programa de Competências Pessoais e Sociais.
- Equipa +Atitude 3G (Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa) - nas intervenções preventivas de comportamentos de risco e/ou que promovam factores de protecção e minimizem factores de risco.
- Associação anti-bullying - acções de sensibilização para a importância da denúncia, quer por parte das vítimas, quer por parte dos colegas que assistam a episódios de ‘bulliyng'.
- Educação Especial - atendimento e acompanhamento aos alunos sinalizados. Dinamização de atividades no âmbito do desenvolvimento pessoal e social.
- Psicóloga do Agrupamento - realização de reuniões com os encarregados de educação de modo a reforçar o envolvimento parental no processo educativo dos seus educandos.
- Enfermeira da Unidade de Cuidados na Comunidade Braga Saudável - acções de promoção para a saúde.


(In)forma

  • Divulgação do [GARe] na comunidade escolar através do site do Agrupamento, cartazes, panfletos e em contexto de sala de aula.
  • Construção e implementação de uma formação para assistentes operacionais mo âmbito das relações interpessoais e gestão de conflitos.
  • Mediação escola/família: reunião de pais.