ECTET > Início





O Programa "Em Casa Também é TOP!" surge no nosso Agrupamento juntamente  com a necessidade de organizar a forma de se trabalhar pedagogicamente durante o período em que as escolas se encontram encerradas, no sentido de estabelecer regras nos procedimentos por parte dos professores, pais e alunos nas tarefas a desenvolver.

É necessário que o Agrupamento ofereça as mesmas respostas, como um todo, independentemente da turma, estabelecimento ou nível de ensino, tal como se mostra positivo para o corpo docente e para os alunos que exista um ritmo induzido pelas suas rotinas diárias.

 "Em Casa Também é TOP!". apresenta-se como uma proposta para ajudar a organizar e uniformizar procedimentos, de modo a que os professores e os alunos sintam que a escola continua a fazer sentido e é uma só. É um programa para todos os alunos de os níveis de ensino e para todos os professores.

É uma plataforma para a comunicação dos docentes com os seus alunos e os encarregados de educação e que, fruto de uma evolução natural, passa agora a ser o suporte principal do ensino a distância no nosso agrupamento.
Um local novo para uma nova realidade onde os alunos e professores podem colocar questões, fazer testes, trocar documentação, propor, corrigir e classificar trabalhos.

Neste momento de grande complexidade tentamos tornar as coisas simples! Afinal "Em Casa Também é TOP!"


Princípios orientadores dO ECTET:
O programa propõe-se usar as aplicações da G Suite (em particular GMail, Classroom, Calendar e o Meet) de forma a conseguir rapidamente implementar no Agrupamento um E@D organizado e que contemple os seguintes princípios:

Seja focado no aluno
O aluno é convidado a participar numa turma, onde estão todos os professores e que está organizada distinguindo as várias disciplinas do seu currículo. Assim o aluno, a partir de um único acesso, acede à sua turma e aí trabalha com as propostas dos vários professores.
Seja universal
Que inclua todos os alunos e todos os professores e educadores do Agrupamento, indo ao encontro das necessidades específicas dos vários níveis de ensino, desde a educação pré-escolar até ao 9º ano.
Seja pariforme
Que seja utilizado por todos os pares da mesma forma, para que a realidade funcional de um aluno do 5º ano não seja diferente da de um aluno do 1º ciclo, que essa mesma realidade na turma A não seja diferente na turma B ou que haja diferença entre o que se implementa nos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento.
Seja organizador
Que facilite a existência de método entre o corpo docente e os alunos, de forma a que seja criado um ritmo induzido pelas suas rotinas diárias.

vidas e informações podem tratadas através do mail ectet@aereal.edu.pt
         


A Equipe Coordenadora do Programa "Em Casa Também é TOP!"

Direção
Pedagógico para Pré e 1CEB
Pedagógico para 2CEB e 3CEB
Técnico e Estrutural
Zita Esteves Dores Ferreira Lúcia Rodrigues Paula Barroso
Miguel Balaia Albertina Sousa Mónica Dias Estela Alves
Celina Ferreira
Cláudia Corais