Projetos > Desporto Escolar


O Programa do Desporto Escolar visa aprofundar as condições para a prática desportiva regular em meio escolar, como estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis.

Pretende-se criar condições para o alargamento gradual da oferta de atividades físicas e desportivas, de caráter formal e não formal, a todos os alunos abrangidos pela escolaridade obrigatória.



Objetivos
Do ponto de vista funcional, o Desporto Escolar operacionaliza-se em duas vertentes complementares:
referente à dinamização de atividades desportivas realizadas internamente em cada agrupamento de escolas;







O Clube do Desporto Escolar, este ano, surge com uma modalidade colectiva o Voleibol. Este projecto
será orientado pela professora Helena Soares e tem como objectivo iniciar os alunos mais novos (5º , 6º e 7º anos) nesta modalidade e acompanha-los até ao 9º ano de escolaridade, criando o gosto pela prática de exercício físico, neste caso na modalidade de Voleibol. Terá seguimento para os alunos que queiram mais tarde seguir a carreira de jogador, pois terão sempre a passibilidade de ser inseridos no Voleibol federado do Sporting Clube de Braga.
tem como objectivo principal formar atletas na modalidade desde o 5º ano até ao 9º.

Para além deste objectivo temos também outros não menos importantes:

  • Promover o gosto pela prática regular da atividade física e assegurar a compreensão da sua importância como factor de saúde e componente da cultura individual e social.
  • Desenvolver o espírito desportivo nos alunos, promovendo a competição.
  • Promover a saúde, o bem-estar e uma melhoria da condição física dos alunos.
  • Conhecer e interpretar fatores de saúde e riscos associados à prática das atividades físicas e aplicar as regras de segurança e de higiene.
  • Proporcionar aos alunos o aprofundamento dos conhecimentos na modalidade.
  • Contribuir para a criação de uma cultura desportiva na escola.
  • Desenvolver conhecimentos sobre a ética desportiva revelando um espírito de "Fair-Play", aceitando a vitória e a derrota como fatores normais decorrentes do jogo.
  • Participar ativamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo.

Para praticares actividade física, seja Voleibol ou outras modalidades tens o horário onde podes aparecer sempre que queiras.