Oferta Educativa > Cursos de Competências Básicas




Meio milhão de portugueses são analfabetos

A taxa de analfabetismo caiu para quase metade em dez anos, mas continua a ser o valor mais alto da Europa.
Cerca de 500 mil portugueses não sabem ler nem escrever, segundo os resultados definitivos do Censos 2011. A taxa de analfabetismo caiu de 9% para 5,2% na última década, uma diminuição acentuada, que ainda assim não é suficiente para tirar Portugal do último lugar da tabela a nível europeu.


O Agrupamento de Escolas de Real
como referência concelhia no combate ao analfabetismo


O Agrupamento de Escolas de Real tem sido a única estrutura educativa do concelho de Braga com uma oferta educativa regular, na formação de adultos, ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico sendo, portanto, uma referência local.
Porque pretende continuar a ter uma resposta às muitas inscrições recebidas directamente ou através dos técnicos do Centro de Emprego, e da Segurança Social, tem vindo a desenvolver, desde a modalidade de Competências Básicas.





Programa de Formação em Competências Básicas para Adultos


Objetivos
Aquisição, por parte dos adultos, de competências básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de tecnologias de informação e comunicação tendo em vista a sua posterior integração em cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA) ou o encaminhamento para um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível básico.

Destinatários
Indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, que não tenham frequentado o 1.º ciclo do ensino básico ou equivalente ou que, tendo-o frequentado ou mesmo concluído, não demonstrem possuírem as competências básicas de leitura, escrita e cálculo.

Organização curricular
Seis unidades de formação de curta duração (UFCD), de 50 horas cada, que integram o Catálogo Nacional de Qualificações:



Duração de 300 horas:
UFCD Horas
Área de leitura e escrita
    Leitura e escrita (iniciação)50
    Leitura e escrita (aprofundamento) 50
    Leitura e escrita (consolidação) 50
Área de cálculo
    Cálculo (iniciação) 50
    Cálculo (aprofundamento)50
Área de TIC
    Tecnologias de Informação e Comunicação (sensibilização)50



Avaliação
Os formandos inscritos neste programa são submetidos a um diagnóstico inicial, de modo a integrá-los em grupos de formação, de acordo com as capacidades de cada um. A avaliação é contínua e qualitativa, permitindo aferir os progressos realizados pelos formandos.

Certificação
A conclusão com aproveitamento das UFCD que integram o percurso formativo definido para cada adulto confere o direito à emissão de um certificado de qualificações no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.

Os formandos inscritos neste programa são submetidos a um diagnóstico inicial, de modo a integrá-los em grupos de formação, de acordo com as capacidades de cada um.
A avaliação é contínua e qualitativa, permitindo aferir os progressos realizados pelos formandos. Estes têm direito à emissão de um certificado de qualificações, se concluírem, com aproveitamento, as unidades de formação do programa, mas não lhes é conferido nenhum nível de qualificação.


Local e Horário Padrão
Escola Básica do 1º Ciclo da Sé: segundas e quartas das 19 às 22 horas.
Junta de Freguesia da Sé: terças e quintas das 14 às 17 horas.



Legislação Aplicável
Portaria n.º 1100/2010, de 22 de Outubro
Portaria n.º 216-C/2012, de 18 de Julho