Atividades


Voltar à Listagem

Agrupamento de escolas de Real


04 Junho 2014
Companhia de Teatro de Braga visita alunos do 9ºA
No dia 29 de abril os alunos do 9ºA participaram num workshop como motivação ao estudo do texto dramático: “Auto da Barca do Inferno”.
A Professora de Português, Lídia Vilaça, convidou Rogério Boane e André Laires, atores da Companhia de Teatro de Braga, a transmitirem aos seus alunos o fascínio da representação e da interpretação de textos dramáticos.
A biblioteca Porto Maia proporcionou um momento de muita animação pedagógica. Foi uma aula ao estilo da professora: formar jovens cidadãos para encarar o futuro com esperança, dinamismo e criatividade. Os alunos sentiram-se culturalmente enriquecidos não deixando de ir ao encontro das metas estabelecidas nesta disciplina.
Evitam-se mais palavras, em sua substituição eis os testemunhos de cada aluno da turma.

“Com esta aula interativa, diferente das outras, aprendi muito dialogando com os atores. Percebi melhor a exigência da professora ao nível da expressividade que não temos ao ler os textos. (…) Aprendemos, com os atores, a controlar o riso no momento das piadas”
Daniel Fonseca

“Gostei bastante dos exercícios de aquecimento de voz e das dicas que os atores deram para controlar o nervosismo antes dos espetáculos. Esta experiência foi muito útil para percebermos como devemos interpretar os textos ao nível da expressividade e movimento/postura. (…) Foi um momento enriquecedor, penso que, tanto a escola, como os alunos, deveriam apostar mais no teatro e nas artes.”
Eva Azevedo

“Na minha opinião, esta atividade foi extremamente interessante e cativante. Com esta apresentação consegui reter várias informações, como o facto da leitura e da escrita serem essenciais em todas as disciplinas. Por esta razão, penso que a nossa escola deveria investir mais no teatro. O teatro, segundo os testemunhos dos atores, é uma maneira de gerir a nossa vergonha que atrapalha as nossas vidas. Estas atividades devem ser tidas em conta pela Direção da Escola”
Joana Oliveira

“O convívio com os atores Rogério e André da CTB foi muito esclarecedor e gratificante. São ambos muito simpáticos e ajudaram-nos a entender não só as peças de teatro que fomos ver, mas também o teatro em geral. As suas características, cenários, empenho necessário… Fomos incentivados a ir mais vezes ao teatro. Espero que tudo lhes corra bem na sua vida profissional”
João Ricardo Eira

“Ao princípio estava um pouco nervosa e curiosa, mas quando chegaram fiquei logo com uma grande boa disposição. Fizemos aquecimentos de voz, o que foi muito útil. Aprendi imenso com os atores, não só sobre as suas vidas, mas também como me comportar dentro de uma sala de aula ou de espetáculo. (…) Foi uma experiência única! Gostei muito!.”
Mariana Martins

“Já tinha visto a peça Auto da Barca do Inferno e gostei muito. Os atores expressam-se muito bem. Disseram que vivem só do teatro. Vê-se que gostam muito da sua profissão.”
Maria F. Oliveira

“Nesta ida à biblioteca com a presença dos atores Rogério e André aprendi que na leitura devemos ser expressivos, devemo-nos libertar para dar vida ao texto.”
Jéssica Barros

“Gostei de aprender como funciona o teatro. Adorei todo o diálogo com os atores.”
Maria D. Oliveira

“Esta atividade contribui para aumentar a minha cultura geral. Penso que esta experiência de interação que tive com os atores foi muito boa. (…) Esta atividade também me cativou a ir mais vezes ao teatro do que ir ao cinema.”
Tiago Rodrigues

“Estivemos à conversa com os atores da Companhia de Teatro de Braga, onde falaram sobre a expressividade que devemos dar aos diálogos do texto dramático. (…) Foi uma experiência bastante enriquecedora e divertida, pois aprendi bastante sobre a vida de um ator e o que ele tem de fazer para que o espetáculo corra bem.”
Daniel Faria

“ Neste contacto com os atores da CTB aprendi que devemos brincar com os textos e lê-los de forma expressiva. (…) Ser ator, na minha opinião, é ter sempre uma criança em si.“
Patrícia Santos

“Esta ida à biblioteca foi fantástica. Aprendi mais sobre a vida no teatro. Achei os exercícios vocais muito engraçados e úteis.”
Pedro Torres

“Durante a nossa conversa com os atores da CTB, o que mais me marcou foi a diferença entre teatro e cinema. (…) Aprendi a importância da expressividade na leitura.”
Álvaro Araújo

“Foi uma experiência muito fixe. Ouvir o Rogério falar é muito divertido!”
Bruno Duarte

“Foi muito engraçado e divertido o contacto com os atores Rogério e André. Ajudaram-nos a protagonizar algumas personagens. (…) Incentivaram-nos à leitura com expressividade. (…) Espero que voltem!”
João Louro

“Achei muito divertido. (…) Quando pusemos as táticas deles à prova foi ainda mais engraçado. Os atores puseram toda a gente a rir. Eu fiz de Diabo. (…) Foi difícil reter o riso. Passámos um bom bocado. Espero que voltem.”
Bruna Ferreira

“Achei o diálogo com os artistas muito divertido e educativo. (…) O aquecimento vocal que fizemos com o Rogério foi muito produtivo. Os assuntos discutidos foram importantes para melhorar a nossa forma de ler, para melhorar a nossa cultura e forma de ver a vida.
Penso que todos gostaram deste tipo de aula e agora, pensamos que ler mais calmamente e com mais expressividade é melhor para cada um.”
Luís Peixoto

“Gostei muito desta ida à biblioteca. Não vi as peças mas gostei de ouvir os atores. Reparei que gostam do que fazem.”
Paulo Silva

“Não estive presente mas gostava muito de ter participado.”
Jorge Martins

“Eu penso que o André e o Rogério me ajudaram a explorar a expressividade na leitura. Em relação ao teatro ajudaram-me a pensar que é melhor que o cinema.”
Henrique Baptista

“Esta atividade foi muito útil como complemento das aulas de Português e, de um modo geral, de todas as disciplinas que requerem o estudo de textos. É agora mais evidente a necessidade de uma boa preparação e análise destes. Toda a sessão de relaxamento, o diálogo entre convidados e alunos, a pequena representação de uma parte da obra, contribuíram para a formação de um ambiente mais casual, importante para nós. Os atores mostraram-se muito acessíveis e divertidos, com ideias claras e pertinentes. Gostaria que a escola proporcionasse mais momentos destes.”
Mariana Silva

Obrigada pela vossa visita!
Os alunos 9ºA